14 de junho de 2011

Bruce Lee

A Vida de Bruce Lee

Bruce Lee nasceu num hospital chinês em São Francisco, os nomes dos seus pais eram Lee Grace e Lee Hoi Chuen. Ele recebeu desde cedo educação e treino em Kung Fu em Hong Kong. Devido à fama do seu pai como um actor de Ópera Chinesa, Lee teve a oportunidade de aparecer em diversos filmes chineses quando era criança. Iniciou o seu estudo em artes marciais aos 13 anos de idade com o Wing Chun. Porém, estudou diversos tipos de artes marciais ao longo de sua vida, vindo a fundar mais tarde a sua própia arte marcial, o Jeet Kune Do.
Bruce Lee


Também aprendeu idiomas, como inglês e cantonês.

Em 1958, Bruce Lee foi a Seattle para completar os seus estudos. Recebeu então diploma do Edison Technical School e também foi formado pela Universidade de Washington em filosofia. Foi na Universidade de Washington que ele conheceu sua futura esposa, Linda Emery, com quem se casou em 1964. Lee teve uma filha, Shannon, e um filho, Brandon, morto tragicamente durante a produção de um filme.

Embora tenha feito somente uma boa quantidade de filmes e shows de televisão, Bruce começou a tornar-se um ícone como a personificação do homem asiático que se torna a epítome do que muitos veem como sendo a perfeição em artes marciais, agilidade e força.

A maioria das pessoas que têm um conhecimento superficial sobre Bruce Lee acreditam que ele era apenas uma estrela de filmes de artes marciais. Mas isso segundo relatos de pessoas que conviveram com Lee é um grande engano. Bruce Lee era antes de tudo um excelente artista marcial, que se dedicava completamente no aperfeiçoamento de seu corpo, mente e técnicas. Desde que atingiu um bom nível no kung fu, (aos 16 anos de idade) e até sua morte prematura, venceu todas as lutas no qual foi desafiado.

Bruce Lee morreu em Hong Kong no dia 20 de julho de 1973, aos 32 anos, apesar dos rumores que envolvem sua morte. Começaram a circular teorias de que ele havia sido envenenado pelas Tríades chinesas, enquanto outros acreditavam que um cabal secreto de mestres de artes marciais matou Lee por ter revelado muitos segredos e outras noticias envolvendo vingança e drogas. A verdade é que a autópsia comprovou que a morte de Bruce Lee foi causada por edema cerebral, um inchaço no cérebro, que ocasionou o AVE (Acidente Vascular Encefálico) devido a uma reação alérgica a um remédio Equagezic tomado para aliviar uma cefaleia que estava sentindo.

Em 25 de julho de 1973, cerimônias funerais atraíram cerca de 30.000 fãs em Hong Kong. Em 30 de julho, foi realizada uma segunda cerimônia funeral, em Seattle, Estados Unidos, onde somente os amigos e parentes estiveram presentes. Bruce Lee foi enterrado no Cemitério Lake View.

O aprendizado

Lee foi apresentado às artes marciais inicialmente pelo seu pai Lee Hoi Chuen, onde aprendeu os fundamentos do estilo Wu do Tai Chi Chuan.
Bruce Lee na guarda

Aprendeu Wing Chun dos 13 aos 18 anos com o famoso mestre Yip Man. No qual foi introduzido ao estilo pelo seu amigo William Cheung em 1954. Anos mais tarde, o próprio William Cheung disse que Bruce Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun, ultrapassando em pouco tempo a habilidade de muitos alunos mais antigos.

Como muitas das escolas de artes marciais na época, os alunos eram ensinados por outros alunos mais graduados. Mas Yip Man começou a treinar Lee privativamente após alguns alunos recusarem-se a treina-lo, pois de sua mãe não era totalmente chinesa e a maioria dos chineses naquele tempo recusavam-se a ensinar artes marciais aos ocidentais e aos mestiços.

Lee parou de treinar Wing Chun com seu mestre quando mudou-se para os EUA. Após alguns anos, Lee voltou a China para convencer seu mestre a terminar o seu treino, mas por motivos ainda não totalmente esclarecidos, Yip Man negou-se a terminar de ensiná-lo e pediu que um outro aluno avançado terminasse o treino de Lee. Mas Lee declinou a oferta do seu mestre.

A partir dos 25 anos, Bruce Lee intensificou os seus treinos, utilizando ao máximo e até ultrapassando o potencial de seu corpo, muitas vezes causando algumas lesões. Como por exemplo, a lesão que teve na coluna, chegando a ficar paralítico por 6 meses até conseguir voltar a treinar.

Lee também treinou boxe ocidental e ganhou um campeonato de boxe em 1958 contra o três vezes campeão Gary Elms no terceiro round por KO. Bruce aprendeu também esgrima com seu irmão que tinha sido campeão na época. Todos esses conhecimentos adquiridos em diferentes estilos de artes marciais, mas com Wing Chun sempre predominante, fizeram com que Lee pudesse criar um sistema próprio de defesa, denominado por ele de Jeet Kune Do, The Way of the Intercepting Fist.


O estilo Jeet Kune Do

Estilo sem formas fixas, o Jeet Kune Do foi um sistema de luta criado por Bruce Lee. Mais do que uma arte marcial, o Jeet Kune Do é uma síntese de seus próprios pensamentos e experiências sobre o combate. Em última instância, o Jeet Kune Do (O caminho que intercepta o punho/pé) não se resume a uma técnica, mas essencialmente a uma filosofia advinda principalmente da corrente Taoísta, com influências do Budismo Zen, e de Krishnamurti.
Devido às conexões de seu pai com a indústria do entretenimento, Bruce Lee foi um ator infantil em vários filmes de Hong Kong na década de 50.

Depois da graduação na Universidade de Washington com um Bachalerado de Artes em Filosofia, Bruce Lee foi para São Francisco e então Hollywood. Lee tornou-se uma estrela, como o Kato da série de televisão O Besouro Verde, que ficou no ar de 1966 a 1967 e, mais tarde, abriu a sua própria escola de Jeet Kune Do, estilo de arte marcial criada por ele.

Em 1971, sem conseguir encontrar atuações e esbarrando com o preconceito contra estereótipos de atores asiáticos, Lee retornou para Hong Kong com a sua família. Lá atuou em filmes de artes marciais, lucrando U$ 30.000,00 com os seus primeiros dois filmes produzidos por ele mesmo, concretizando sua fama.

Yuen Wah, um membro dos Seven Little Fortunes, e que mais tarde tornaria-se um ator conhecido por seus próprios méritos (notavelmente estrelando na versão 2005 de Kung Fu Hustle) era seu oponente de lutas em seus últimos filmes.

Bruce Lee e Chuck Norris

Um importante momento na carreira de Bruce Lee e Chuck Norris aconteceu em 1964 durante uma demonstração em Long Beach, Califórnia. O campeão de karatê faixa preta foi introduzido por Lee, e tornou-se um dos oponentes de Lee no filme O voo do Dragão, tendo como título original "The Way of Dragon" e nos EUA "The Returns of dragon". A luta contra Chuck Norris no Coliseu é amplamente considerada como a melhor luta de artes marciais jamais filmada anteriormente.

Mas enquanto Bruce Lee e Chuck Norris eram publicamente amigos, contrariando o que muitos (incluindo Norris) consideravam, eles não eram amigos íntimos. Bruce Lee repetidamente humilhava Chuck Norris durante algumas sessões de mock sparring no salão principal do hotel no Campeonato Internacional de karatê de Long Beach em 1964. Norris estava ensinando a sua turma de faixas pretas naquele momento. De acordo com uma testemunha, Lee fez Norris pegar o telefone e dizer na frente dos seus alunos que Bruce Lee era melhor lutador que ele. Mais tarde, Norris escreveu uma carta na sua defesa para Lee (a carta original está aos cuidados do aprendiz de Lee Dan Inosanto) - embora nem Chuck Norris nem Dan Inosanto tenham publicamente confirmado essa versão.


Filmes do Bruce Lee


* The Golden Boy (1940)
* Tears of San Francisco (1941)
* Golden Gate Girl (1941)
* The Beginning of a Boy (1946)
* The Birth of Mankind (1946)
* The Birth of Mankind (1946)
* Kid Cheung (1948)
* Boys on the Street (Garotos de Rua) (1948)
* Wealth Is Like a Dream (1948)
* Sai See in the Dream (1949)
* My Son, Ah Chung (The Kid) (1950)
* Infancy (The Birth of Mankind) (1951)
* Blame it on father (1953)
* In the Face of Demotion (1953)
* Qian wan ren jia (1953)
* Blame it on Father (1953)
* The Guiding Light (1953)
* An Orphan’s Tragedy (1955)
* A Mother’s Tears (1953)
* In the Face of Demolition (1953)
* Gu xing xue lei (1955)
* Gu er xing (1955)
* Love (1955)
* Love Part 2 (1955)
* We Owe it on our Children (1955)
* Love (1955)
* Too Late for Divorce (1956)
* Zha dian na fu (1956)
* Zao zhi dang cu wo bu jia (1956)
* The Thunderstorm (O Temporal) (1957)
* The Orphan (O Órfão) (1960)
* The Green Hornet (O Besouro Verde) (1966 e 1967) Série de TV - 29 episódios
* Ironside: Tagged for Murder (#1.7)” (1967)
* Batman (1968)
* Blondie: Pick on Someone Your Own Size (#1.13)” (1968)
* The Green Berets (1968)
* The Wrecking Crew (1969)
* Here Come the Brides: Marriage Chinese Style (#1.25) (1969)
* Marlowe (Detetive Marlowe em Ação) (1969)
* Walk in the Spring Rain (1970)
* The Pierre Berton Show: (1971-12-09)”
* Longstreet (1971)
* The Big Boss (Dragão Chinês) (1971)
* Fist of Fury (A Fúria do Dragão) (1971)
* The Way of the Dragon (O Vôo do Dragão) (1972)
* Qi lin zhang (Fist of Unicorn) (1973)
* Enter the Dragon (Operação Dragão) (1973)
* Game of Death (O Jogo da Morte) (1978)
* Game of Death II (O Jogo da Morte II) (1981)