General Yue Fei

General Yue Fei
Foto tirada em seu mausoléu
General Yue Fei - Tradicional: 岳飛 Simplificado: 岳飞 - (17 de Março de 1103 – 27 de Janeiro de 1142), também conhecido como Wu Mu, tem a fama de ter sido o criador da arte marcial Hsing-I Chuan.
Yue Fei, herói nacional da Dinastia Song do Sul, nasceu em uma família pobre. Entretanto, logo se tornou um grande general e um homem de integridade ilibada. Naqueles tempos a China central era invadida repetidas vezes por outros exércitos, como o Jurchen da Dinastia Jin (115-1234). Como prova de sua qualidade como comandante em batalhas, Yue Fei derrotou um exército de 500 mil soldados fortemente armados com seus 800 homens da periferia da cidade, que hoje é conhecida como Keifeng. Certa vez, um comandante dos soldados do exército Jin disse "É mais fácil tremer o monte Tai Than do que derrotar o exército de Yue Fei".
Apesar de Yue Fei conseguir muitas vitórias brilhantes e ter reconquistado a maior parte do território, pessoas invejosas como Qin Hui impediram seu progresso e real poder entre corte. Eles passaram a inventar mentiras para acabar com as comemorações de vitória de guerra, até que conseguissem levá-lo à prisão e execução. Diante das notícias, General Han Shizhong perguntou a Qin Hui "que crime cometera Yue Fei?" e a resposta evasiva foi "Mo Hu You (algo bastante provável)". Mais tarde essa frase na China se tornou sinônimo de falsas acusações. Yue Fei tinha apenas 39 anos quando foi executado.

Antes do Imperador Xiao Zong assumir o trono, Yue Fei foi inocentado, toda história esclarecida e um templo foi construído em sua memória ao pé de Qixia Ling em Hangzhou. Atrás da tumba de Yue Fei há quatro estátuas em ferro fundido, as quais são feitas com a imagem das pessoas responsáveis pela morte dele. Essas estátuas estão em posição ajoelhada, com os peitos nus e as mãos atadas às costas. As estátuas se localizavam nas laterais da tumba, as duas ao lado esquerdo são Qin Hui e sua esposa, quem maquinou toda a mentira, e as duas à direita são seus lacaios Zhang Jun e Mo Qixie.
Assim que o amor das pessoas por Yue Fei e o ódio por Qin Hui e seus seguidores foi crescendo, as pessoas fizeram essas estátuas de ferro ajoelharem-se para sempre atrás da tumba. Dois versos são citados: Honrar a colina verde é prover descanso eterno para as almas leais; Inocente é o ferro usado para criar as imagens dos odiados ministros traidores.
A história conta que depois que Yue Fei foi executado, um vendedor de pastel criou pedaços de massa com as imagens de Qin Hui e a esposa dele. Depois ele juntou as duas imagens em seu caldeirão e as fritou em óleo quente. As pessoas do local vieram, compraram a massa frita e a repartiram. Foi aí a origem do atualmente conhecido Youtiao, uma comida comum no cafá-da-manhã chinês.

Comentários