30 de setembro de 2011

Estilo Luo Han de Kung Fu


O estilo Luo Han ou Lohan (Lo Hon Kuen), também chamado de "18 Palmas de Buda", foi criado no Mosteiro Shao Lin e não há uma data precisa, pois suas técnicas se confundem com outros estilos lá praticados.

História

Esse incrível estilo era praticado apenas pelos monges chamados arhats, que detinham a tarefa de proteger o templo e os salões de meditação, e que também pertenciam à corrente budista Hinayana - aqueles que já alcançaram o Nirvana (iluminação). Os arhats eram também considerados os defensores do Dharma, monges treinados por Bodhidarma com técnicas especiais.  Para o bom entendimento do que é Luo Han, em sânscrito é chamado de arhat ou arahat (dignos e merecedores). Há dezoito arhats (16 indianos e 2 chineses):


Arhats
dezoito arhats
- Pindola, o Bharadvaja; 
- Kanaka, o Vatsa;
- Pindola (segundo);
- Nandimitra; Vakula;
- Tamra Bhadra;
- Kalika;
- Vajraputra;
- Gobaka;
- Panthaka;
- Rahula;
- Nagasena;
- Angida;
- Vanavasa;
- Asita;
- Pantha;
- Ajita;
- Pindola (Polotoshe).

Podemos encontrar estátuas dos arhats nas entradas dos salões de meditação em muitos templos, um aviso aos mau intencionados de que os arhats estão presentes e prontos para proteger o Dharma. O Luo Han é composto por técnicas corporais com movimentos de ataque e defesa muito rápidos e precisos, exigindo flexibilidade e força para a sua execução.

O estilo Luo Han Quanmen

Para chegar ao nosso Grão-Mestre Chan Kowk Wai o estilo passou por Ma Jian Feng, que aprendeu de Sun Yu Feng, que aprendeu de Yuan Tong, cuja origem é diretamente ligada ao templo de Shao Lin. Veja os katis que se aprende:

1. 第一路羅漢拳 Di Yi Lu Luohan Quan (Primeiro Kati do punho de Luohan)
2. 第二路羅漢拳 Di Er Lu Luohan Quan (Segundo Kati do punho de Luohan)
3. 第三路羅漢拳 Di San Lu Luohan Quan (Terceiro Kati do punho de Luohan)
4. 第四路羅漢拳 Di Si Lu Luohan Quan (Quarto Kati do punho de Luohan)
5. 第五路羅漢拳 Di Wu Lu Luohan Quan (Quinto Kati do punho de Luohan)








Veja também esse link: http://player.56.com/v_MjY0Njg4NzA.swf