Estilo de Kung Fu Bêbado

O mestre bêbado
8 Imortais Bêbados não é um estilo completo, mas um kati muito popular. Ele possui muitas versões e foi incorporado por diversas escolas. Não se sabe exatamente quem o criou ou onde surgiu. Este não é o único kati bêbado no kung fu, vários estilos possuem formas bêbadas.

No geral, as formas bêbadas apresentam movimentos e estratégia de luta que parecem uma pessoa bêbada. Na realidade não “imitam” um bêbado, esta é apenas uma descrição vaga de suas técnicas.

Suas características são passos complexos que parecem cambaleantes e desequilibrados, movimentos de braços que parecem levar um copo, garrafa ou até um jarro à boca, posição de mãos com o dedo indicador e polegar juntos que parecem segurar um copo ou xícara, técnicas para cair e levantar do chão, luta de solo e acrobacias. São formas de difícil execução e geralmente muito bonitas de se ver.

Estilo bêbado
É no mínimo curiosa a associação entre artes marciais e bêbados, pois habilidade de luta é prejudicada quando se está embriagado, por isso soldados em campanha sempre foram proibidos de consumir alcóol, e monges eram proibidos de consumir qualquer tipo de entorpecente. De onde então viria essa relação? Minha aposta é que essas formas tenham sido inspiradas em contos chineses. É frequente a relação entre o kung fu e novelas chinesas. Existem diversos katis, técnicas e até estilos que recebem o nome de personagens e cenas. Por exemplo, dentro do estilo Shaolin Norte uma das formas avançadas ensinada pelo mestre Chan se chama “Wusong quebra as algemas” (武松脫拷 – Wusong tuo kao), faz referência à uma cena da famosa novela “A Margem D’Água” (水滸傳 – Shui Hu Zhuan), onde Wusong (武松), um dos protagonistas, derrota diversos oponentes enquanto está algemado. Nesta mesma novela há maior relação entre kung fu e técnicas bêbadas. Nela Wusong acredita que consegue lutar melhor quando está embriagado. Na sua história mais famosa, Wusong mata um tigre feroz usando apenas seus punhos depois de beber 18 tigelas de vinho – a maioria dos estilos do norte possuem essa técnica chamada de “atacar tigre” (打虎 – Da Hu, em nossa escola geralmente é chamada de “mata-tigre”). Em outra história, Wusong é ajudado por um senhor chamado Shi En que possuia um restaurante que foi roubado por um bandido chamado Jiang Zhong, cujo apelido era “Jiang Deus Porteiro” (蔣門神 – Jiang Menshen) por causa do seu tamanho e habilidade de luta. Wusong decide ajudar Shi En a recuperar o restaurante e vai enfrentar Jiang Zhong, mas no caminho bebe 3 tigelas de vinho em todas as tavernas que encontra. Quando chega até o oponente já está bêbado, os dois lutam e ele consegue derrotá-lo.



Entre os vários estilos que possuem formas bêbadas, os mais famosos são Choy Li Fut, onde na nossa linhagem há uma forma bêbada chamada de Jiu Gamgong (醉金剛拳); Louva-a-Deus 7 Estrelas, que dependendo da linhagem possui até 3 formas bêbadas (Louva-a-Deus bêbado (醉螳螂 – Zui TangLang), Arhat Bêbado (醉羅漢 – Zui Luohan) e Bêbado luta com Jiang Mensheng (醉打將門神 – Zui Da Jiang Mensheng, referência direta à cena de “As Margens D’Água”)); Garra de Águia, cuja a forma 6 Quedas Bêbado (醉六躺 – Zui LiuTang) era a especialidade do famoso mestre Lau Fatman; Dasheng Men, mais conhecido como o estilo do macaco, possuí uma forma chamada Macaco Bêbado (醉猴形 – Zui Hou Xing); o estilo Hung Fut possuí uma forma chamada de 8 Imortais Bêbados; algumas linhagens de Hung Gar também possuem formas bêbadas. Alguns estilos raros são verdadeiramente estilos bêbados, apresentando diversos katis e armas bêbadas. No Wushu Moderno, as formas bêbadas são extremamente populares por sua beleza e dificuldade.

Na nossa linhagem de Shaolin Norte aprendemos um kati chamado exatamente “8 Imortais Bêbados”. É a versão do norte desta forma, e é considerada a forma de mão mais avançada e difícil do estilo Shaolin. Os 8 Imortais que dão o nome à forma são figuras folclóricas chinesas, e é comum no kung fu haver katis e movimentos que levam seus nomes. Eles são:
  • Lu Dongbin (呂洞賓)
  • A moça imortal He (何仙姑)
  • Muleta de ferro Li (李鐵拐)
  • Lan Caihe (藍采和)
  • O tio da realeza Cao (曹國舅)
  • O filósofo Han Xiang (韓湘子)
  • O ancião Zhang Guo (張果老)
  • Zhongli Quan (鐘離權).
Cada um possuí uma própria história e características próprias, e cada trecho do kati representa um deles.

Veja esses artigos:




Autor: Murilo Caruy Póvoa

Comentários