Festa do Ano Novo Chinês

21 e 22 de janeiro - Bairro Liberdade - São Paulo - SP

O ano do Dragão está chegando!

Há sete anos o Bairro da Liberdade, tradicional reduto oriental da capital paulista, é pintado de vermelho, amarelo e dourado para receber a Festa do Ano Novo Chinês. Para celebrar a entrada do Ano do Dragão, será montado um palco na praça que leva o nome do bairro, pelo qual passarão academias de artes marciais, grupos musicais, de dança e até modelos desfilando trajes típicos de diversas dinastias chinesas. Barraquinhas de comidas típicas e artesanatos também dão o tom da festa. O evento acontece nos dias 21 e 22 de janeiro e deve reunir mais de 150 mil pessoas.


A celebração já faz parte do calendário oficial de eventos da capital e já é uma das maiores festas fora da China, ultrapassando em público as tradicionais comemorações em Londres e São Francisco (EUA). A festa é realizada pela JCI Brasil-China - entidade internacional que reúne jovens empreendedores com o objetivo de aproximar as culturas dos dois países – com o apoio do Ministério da Cultura – Lei Rouanet, Prefeitura de São Paulo, através da SPTuris, dos restaurantes Tayiang e Ping Pong, Sabesp e Sakura.

A Festa No País de Origem

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante do calendário do país oriental. No período dos festejos, o país pára por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Geralmente, são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nestes jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos a base de peixe, símbolo da fartura.

É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.

Este ano que se inicia é o de número 4710 para o calendário lunar chinês e é representado pelo dragão da água.


Comentários

  1. Programação do evento: http://anonovochines.org.br/2011/wp-content/uploads/2012/html/programacao.htm

    ResponderExcluir

Postar um comentário