Conhecendo Henan - o berço do kung fu: Templo Zhongyue
Apesar da presença de um Monastério Budista Shaolin nas suas redondezas, com seus estudos
voltados ao kung fu e o Chan (Zen Budismo), ele é mais conhecido e visitado pela sua formidável paisagem e pelos seus amigáveis monges vestidos com robes azuis.
É o maior complexo arquitetônico Taoísta - possuindo uma extensão de 6500 metros de norte a sul - e o mais completo. Dentre suas construções principais destacam-se o Portão de Zhonghua e o Pavilhão de Tianzhong. Existem muitas relíquias culturais no templo, especialmente, as inúmeras inscrições em tábuas que agora são importantes materiais para o estudo da caligrafia.
A atração mais interessante deste lugar são as 4 estátuas de 3,5 metros de altura construídas na Dinastia Song (960 - 1127 AC) situadas na ala leste do templo. Estas figuras foram construídas para guardar a edificação em todas as direções (norte, sul, leste e oeste) e, hoje em dia, são tocadas pelas crianças para ganhar força, conforme dita o costume local. Zhongyue, também conhecido como o Pequeno Palácio, armazena um enorme acervo de livros e inscrições Taoístas que também atrai praticantes do Budismo. A parte de trás do templo é dedicada para a prática do Taoismo, além do treino do Qigong, da queima de incensos e onde muitos dos monges se encontram.
![]() |
Uma das estátuas guardiãs do templo |
O Templo Zhongyue foi um dos berços da cultura Taoísta e é um lugar significativo para todas as pessoas que desejam fazer um voto com sua misteriosa história.
Fonte: http://www.china.org.cn
Comentários
Postar um comentário