20 de junho de 2012

Qi Gong: Qing Gong (técnica do voo)

A magia dos filmes de kung fu


Em novelas e filmes, artistas marciais são capazes de voar, planando por diversos quilômetros em uma velocidade extraordinária e ainda travar batalhas no ar.

A cena da batalha na floresta de bambu do filme “O tigre e o dragão” deixou muitas pessoas vislumbradas. Nesta cena, foi demonstrada a técnica do Qing Gong (força leve) que controla a força dentro e ao redor do corpo e é típica do estilo Baguazhang .

Li Mu Bai e Jen batalham na floresta de bambu de "O Tigre e o Dragão"

“Voar, com certeza, é impossível.” diz o treinador Deng que pratica artes marciais desde o 6 anos de idade. De acordo com ele, pessoas que possuem algumas habilidades do qing gong podem se mover e escalar muito mais rapidamente do que as pessoas comuns, mas ninguém é capaz de violar as regras da gravidade e da física.

“Controlando a respiração e a energia, conseguimos executar movimentos mais rápidos e fazer com que o corpo se torne mais leve (relacionado a flexibilidade e não ao peso propriamente dito) o que auxilia na escalada ou nos saltos.” afirma David Deng, treinador do Clube de Cultura Taoista e Kung Fu de Shanghai.

Segue abaixo um documentário super interessante sobre esta técnica (áudio em chinês e legendas em inglês):