Dicas para um bom treino

Nós, atletas do kung fu, assim como todos os outros tipos de atletas necessitamos de certos cuidados para continuar progredindo sem se machucar e melhorar nossa saúde. Para isso vamos postar aqui alguns conceitos básicos e se quiser algo a mais consulte um nutricionista, um profissional de educação física ou um bom professor de kung fu.


  • Se alimente com carboidrato (macarrão, pão, CarbUp,...) 30 minutos antes do treino e não coma muito. Evite alimentos com muitas fibras(barrinhas de cereal) próximo ao início do treino ou durante;
  • Após o treino proteína! Se alimente com pouco carboidrato e uma quantidade maior de proteína(leite, queijo, derivados da soja, suplementos,...) para recompor os músculos;
  • BCAA, um suplemento que diminui a queima da massa magra do corpo(músculos) e ajuda na recuperação deles após o treino;
  • Tomar Sol é muito importante para o ganho de massa muscular, pelo menos 15 minutos ao dia, antes das 10h ou depois das 17h. Inclusive sem protetor solar, mas cuidado com excesso de exposição;
  • Descanso. Não repita treinos com o mesmo grupo muscular 2 dias consecutivos, pois o músculo fadiga e pode ficar lesionado. Por mais que você queira treinar mais e mais, conheça seu corpo e entenda quando ele precisa descansar;
  • Hidratação. Beba água antes, durante e após o treino. Nós perdemos muito líquido enquanto treinamos e precisamos repor. Lembre-se que líquidos gelados demoram mais para ser absorvidos, se possível prefira à temperatura ambiente;
  • Chi Kung. Para quem conhece os exercícios do Chi Kung (qigong) deve praticá-lo diariamente para aumentar e disposição e promover sua saúde;
  • O alongamento é muito importante para soltar os músculos e promover uma melhor irrigação sanguínea;
  • Fortalecimento dos músculos é extremamente necessário. Praticar apenas katis ou bases sem exercícios de força pode provocar lesões. Uma das melhores opções é a prática de musculação em paralelo;
  • Exercícios aeróbicos são muito bons para aumento da capacidade respiratória e cardiovascular. Corrida e natação são ótimos exemplos, são diferentes dos katis que são de explosão muscular e curta duração.