5 de outubro de 2012

Dicas para um bom treino

Nós, atletas do kung fu, assim como todos os outros tipos de atletas necessitamos de certos cuidados para continuar progredindo sem se machucar e melhorar nossa saúde. Para isso vamos postar aqui alguns conceitos básicos e se quiser algo a mais consulte um nutricionista, um profissional de educação física ou um bom professor de kung fu.


  • Se alimente com carboidrato (macarrão, pão, CarbUp,...) 30 minutos antes do treino e não coma muito. Evite alimentos com muitas fibras(barrinhas de cereal) próximo ao início do treino ou durante;
  • Após o treino proteína! Se alimente com pouco carboidrato e uma quantidade maior de proteína(leite, queijo, derivados da soja, suplementos,...) para recompor os músculos;
  • BCAA, um suplemento que diminui a queima da massa magra do corpo(músculos) e ajuda na recuperação deles após o treino;
  • Tomar Sol é muito importante para o ganho de massa muscular, pelo menos 15 minutos ao dia, antes das 10h ou depois das 17h. Inclusive sem protetor solar, mas cuidado com excesso de exposição;
  • Descanso. Não repita treinos com o mesmo grupo muscular 2 dias consecutivos, pois o músculo fadiga e pode ficar lesionado. Por mais que você queira treinar mais e mais, conheça seu corpo e entenda quando ele precisa descansar;
  • Hidratação. Beba água antes, durante e após o treino. Nós perdemos muito líquido enquanto treinamos e precisamos repor. Lembre-se que líquidos gelados demoram mais para ser absorvidos, se possível prefira à temperatura ambiente;
  • Chi Kung. Para quem conhece os exercícios do Chi Kung (qigong) deve praticá-lo diariamente para aumentar e disposição e promover sua saúde;
  • O alongamento é muito importante para soltar os músculos e promover uma melhor irrigação sanguínea;
  • Fortalecimento dos músculos é extremamente necessário. Praticar apenas katis ou bases sem exercícios de força pode provocar lesões. Uma das melhores opções é a prática de musculação em paralelo;
  • Exercícios aeróbicos são muito bons para aumento da capacidade respiratória e cardiovascular. Corrida e natação são ótimos exemplos, são diferentes dos katis que são de explosão muscular e curta duração.