24 de outubro de 2012

Três Reinos: Ressurreição do Dragão

Três Reinos(Three Kingdoms: Resurrection of the Dragon) é um filme produzido em 2008 e dirigido por Daniel Lee. Segundo a publicidade do filme, ele é baseado no capítulo 92 - O exército de Zhao Zilong confinado no monte Phoenix - da novela mais famosa da China para os ocidentais, Romance dos Três Reinos(1350).

Apesar da fonte citar 3 homens jurados como irmãos de sangue o protagonista do filme é Zhao Zilong(Andy Lau) que se alista no exército de Liu Bei e logo entra em batalha com o exército de Cao Cao seguindo os planos de Zhuge Liang. O ataque foi de surpresa e à noite, no entanto Liu Bei e seu exército foram forçados a se retirar para o monte Phoenix. Um amigo de Zhao, Luo Ping'an, foi incumbido de encontrar e trazer a família de Liu Bei, mas falhou e Zhang Fei irritado avançou contra Luo. Em defesa de seu amigo, Zhao desviou o ataque e se meteu em um combate com Zhang Fei e Guan Yu.

PAUSA: ESSE CARA É LOUCO!!

Retomando nossa história, Zhao suportou o embate e Liu Bei ficou impressionado com sua técnica. Zhao então propôs de ir salvar a família de Liu com a ajuda de Zhang Fei e Guan Yu. Ao entrar na cidade controlada pelo inimigo ele consegue resgatar o filho de Liu Bei e derrota mais 12 inimigos, quando vê Cao Cao que assistia à luta e investe um ataque contra ele e rouba-lhe a espada. Todavia, Zhao poupa-lhe a vida e retorna à sua cidade natal como um herói. 
Monte Phoenix

Após diversas batalhas ao lado de Liu Bei, ele é intitulado com o "General Invencível" e, posteriormente, quando Liu se torna imperador dos Shu, este o nomeia como um dos 5 Generais Tigres ao lado de Guan Yu, Zhang Fei, Ma Chao e Huang Zong.

Após a morte de Liu Bei, Zhuge Liang convence o sucessor Liu Shan de atacar os Wei e restaurar a dinastia Han. Já com 71 anos Zhao é o único sobrevivente dos 5 Generais Tigres e insiste em ir à batalha e é acompanhado por Guan Xing, Zhang Bao e Luo Ping'an - filhos de Guan Yu, de Zhang Fei e seu amigo respectivamente.

O exército de Zhao chega à uma bifurcação na estrada e divide sua força em duas formações, uma comandada por ele mesmo e a outra pelos filhos de seus amigos. No caminho Zhao encontra um general dos Wei, Han De, e captura os filhos dele, entretanto era uma cilada de Cao Ying. Sendo forçado a se retirar para o Monte Phoenix, Zhao chega a conclusão que sua tarefa ali era distrair o exército inimigo enquanto a sua outra formação passava desapercebida.

Depois de muitos ataques severos Zhao duela com Cao Ying e a derrota, porém a deixa ir. Posteriormente, as forças de Ying avança e Zhao libera seus subordinados a liderar um ataque feroz sobre as forças de Wei. Quando os Shu estavam quase dizimados o general Han De resolve fazer um último ataque kamikaze e tenta explodir o inimigo com pólvora.

Luo Ping'an confessa a Zhao que o traiu e, após se entenderem e perdoarem, Luo ajuda Zhao a tirar sua armadura e ambos partem para a batalha com Luo batendo o tambor de guerra.



Nome original: San Guo Zhi Xian Long Xie Jia
Ano: 2008
Gênero: Ação / Drama / História / Guerra
País: China / Coreia do Sul / Hong Kong
Idioma: Mandarim
Duração: 98 mins


Elenco principal
Andy Lau (Zhao Zilong)
Sammo Hung (Luo Ping'an) 
Maggie Q (Cao Ying)
Yu Rong-Guang (Han De)
Elliot Ngok (Liu Bei)
Ti Lung (Guan Yu)
Chen Zhihui (Zhang Fei)
Pu Cunxin (Zhuge Liang)
Damian Lau (Cao Cao)

Alguns vídeos: