Armas Kung Fu: Bastão

Bastão Shao Lin
O Bastão ou Gun (棍) (pinyin: gùn) é uma arma que dá possibilidade ao seu usuário uma grande amplitude nos ataques. Também é possível aplicar ataques com uma ponta e logo em seguida desferir com a outra, com um movimento complementar. A partir do Bastão foram desenvolvidas a maioria das outras armas longas. Como a produção e o manejo do Bastão é relativamente mais fácil, ele rapidamente tornou-se uma arma muito popular.


Os Bastão possui ataques de grande impacto e mortais como o lateral, o descendente, o ascendente, o de estocada, dentre muitos outros que visam qualquer parte do corpo do adversário e combinando ataque com defesa.

O gun é confeccionado com uma extremidade mais grossa na base e mais fina perto do topo, sendo cortado de modo a ter aproximadamente a mesma altura ou um palmo maior do que o seu usuário. A matéria-prima utilizada é um pedaço de madeira de um tipo de bambu chinês, conhecida como "wax wood" (Ligustrum lucidum), um material forte e flexível ideal para esse tipo de arma. Versões modernas podem ter partes feitas em metal ou borracha.

Há diversos tipos de bastões além do Gun, que é o mais comum dentro das artes marciais, como o Bang (棒), mais curto e mais grosso, Jin Gu Bang (金箍棒), Da Hu Bang (打虎棒), Qi Mei Gun (齐眉棍) e alguns tipos mais utilizados para treinamento ou competição como o Bailangan (白栏杆 ou 白欄杆) e o Nangun (南棍).

Os Monges Shao Lin

Os Monges Shao Lin eram especializados nessa arma. Nas guerras antigas da China eles eram recrutados para ajudar o imperador contra piratas e invasores. Com o preceito de não matar, oriundo do Budismo, eles usavam essa arma que é muito eficiente e, dependendo de seu uso, não letal.

Comentários