20 de junho de 2013

Mestre Yang Cheng-Fu

Yang Cheng-Fu
Yang Cheng-Fu
Yang Cheng-Fu (1883-1936) foi o neto de Yang Lu-Chan o fundador do estilo Yang de Tai Chi Chuan. Foi Cheng-Fu que finalizou o estilo no formato visto hoje em dia que é popular ao redor do mundo. Aprendendo Tai Chi de seu pai desde a infância, Cheng-Fu mostrou grande talento e aprendeu muito rápido, especialmente a parte transmitida a seu pai e tio Yang Ban-Hou, tendo ambos ensinado na mansão do príncipe de Duan e desfrutado uma grande reputação em Beijing (Pequim).

Já adulto, Yang Cheng-Fu foi convidado pela Sociedade de Esportes de Beijing a ensinar artes marciais na cidade e, mais tarde, viajou a Wuhan, Nanjing, Guangzhou, Shangai e Hangzhou para ensinar o estilo Yang de Tai Chi Chuan. Por causa de sua modéstia, cavalheirismo e sua avidez por perfeccionismo - o que herdou de seu avô -, Yang Cheng-Fu fo amado pelos seus discípulos espalhados ao redor de todo o país.

Durante suas estada em Wuhan, ele aceitou o desafio de um mestre de kung fu no manejo de espada. Empunhando uma mera espada improvisada de bambu, Yang facilmente seu bem-armado oponente e desculpou-se profundamente por ter machucado sem querer o pulso dele durante a luta.


Antes que Yang Cheng-Fu retornasse de Cantão para Shanghai, ele instruiu o seu discípulo mais graduado Dong Ying-Jie e seu primeiro filho Yang Shou-Zhong a ficar em Cantão e continuar os ensinamentos de Tai Chi Chuan no sul da China.

O professor do Grão-Mestre Doc-Fai Wong, Hu Yuen-Chou, também foi um espetacular estudante de Yang Cheng-Fu. Quando este último estava doente no hospital, Hu era um médico residente lá. Hu foi capaz de visitar seu professor Cheng-Fu no hospital e ficar com ele por longos períodos. Hu Yuen-Chou teve a oportunidade de receber instruções particulares por mais de seis meses. Antes que Cheng-Fu voltasse a Shanghai disse a Hu Yuen-Chou a continuar trabalhando com seu primeiro filho e seu aluno mais graduado, transformando os três em amigos muito próximos e os maiores mestre do estilo Yang de Tai Chi em Cantão e Hong Kong.

Árvores genealógicas

Yang Lu-Chan -> Yang Jian-Hou  -> Yang Cheng-Fu -> Dong Ying-Jie; Yang Shou-Zhong; Hu Yuen-Chou; Liu Pai Lin

Yang Lu-Chan -> Yang Jian-Hou  -> Li Jingli -> Ku Yu Cheong -> Yim Sheung Mo -> Chan Kowk Wai