Hung Bao, o envelope vermelho do Kung Fu

Hung Bao, o envelope vermelho do Kung Fu
O Hung Bao é o envelope vermelho muito comum entre os chineses que deve vir com algo escrito na parte externa, preferencialmente em dourado, que se refira aos votos de quem está entregando.

O modo mais correto de entregar um Hung Bao é escrever em dourado o nome do remetente e do destinatário e a mensagem. Sendo assim a energia será corretamente direcionada.

A quantia depositada no envelope deve ter significado pessoal, tanto para quem entrega quanto para quem recebe e representa, simbolicamente, o valor que irá alavancar o desejo a ser realizado. Esse valor deve fazer diferença para quem entrega, mas não ser alta a ponto de prejudicar.

A cor vermelha representa “sorte” e a dourada é a mais nobre de todas.

História do Hung Bao


Esta tradição adveio de uma lenda, onde uma deusa que habitava a Terra, não tendo encontrado presente que retratasse sua gratidão ao deus maior (Sam Kuó), entregou a ele um envelope vermelho com seu coração dentro. Antes que Sam Kuó pudesse abrir o envelope, a deusa virou-se e foi embora por vergonha, pois pensava que nem a sua vida seria capaz de representar sua gratidão.

Na China Antiga, somente pessoas pertencentes à Família Imperial ou que tivessem autorização especial da mesma para utilização desta cor. A importância que a cor dourada recebia pelo Imperador, e se fosse usada sem sua autorização, aquele que desobedeceu a ordem podia ser levado a morte. A cor dourada para o Imperador era o símbolo de sua ligação com o céu e de autoridade maior.

Hung Bao no Kung Fu


O Hung Bao, também utilizado entre os praticantes de Kung Fu no relacionamento entre professor (Sifu) e aluno.

Esta valoração deve seguir os fatores que norteiam sua busca dentro da família, é o momento no qual, você retribui um pouco do que seu Sifu pode lhe proporcionar, uma vez que o Hung Bao nunca poderá caracterizar pagamento de nada, mas sim, um presente, uma demonstração de respeito ao seu mestre, e o reconhecimento por seu conhecimento.

Esta energia é propulsora de seu desejo para com seus objetivos, representa também o valor que você atribui a tudo que esta aprendendo.

Com a inserção do mundo capitalista na cultura marcial, muitos alunos ainda acham que por pagarem pelos treinamentos, já são dignos de receberem o conhecimento almejado, porém, o verdadeiro Kung Fu não pode ser vendido, só pode ser conquistado, e o Hung Bao não tem caráter de pagamento ou compra diante de um verdadeiro Sifu, mas tão somente de presente e reconhecimento.


Todo presente deve vir de coração, e assim, será recebido na mesma intensidade.

Comentários