28 de julho de 2014

Livro: Tai Chi Chuan, Estilo Yang Tradicional

TAI CHI CHUAN - ESTILO YANG TRADICIONAL

O livro Tai Chi Chuan, Estilo Yang Tradicional, do Grão Mestre Chan Kowk Wai, é um ótimo manual de como se praticar Tai Chi Chuan e, indo muito além, ensina sobre Chi Kung (qigong), Tui Shou e a biografia de Ku Yu Cheung, Yang Sheung Mo e a própria do Grão Mestre.

Autor:  Grão Mestre Chan Kowk Wai
Edição: Edward Ying
Editora: Barany
Páginas: 240

Sinopse

Tai Chi Chuan não é um pacote de conhecimento definitivo e acabado, e como arte é difícil de ser descrito. Da concepção e da sua evolução ao longo da História, houve muitos autores anônimos e outros renomados. Mesmo o nome Tai Chi Chuan (Taijiquan) não foi pré-concebido, e fixou-se como tal somente a partir do final do século XIX e início do século XX. Na origem da sua história recebeu influência de exercícios milenares de respiração, da imitação dos movimentos de animais, da medicina tradicional; no aspecto filosófico, de pensamentos do Taoísmo, Confucionismo e Zen Budismo; e no aspecto marcial, influência indireta provinda de artes marciais de diversas outras fontes. Hoje o Tai Chi Chuan, que tem muitas facetas, é considerado um dos tesouros da cultura chinesa, e também da civilização. Para se atingir a plena conscientização da magia do corpo-mente desta arte é preciso de muitos anos de dedicação.

Neste livro foi traçado um perfil histórico, comentado sobre os fundamentos e conceitos básicos, e foram incluídos os Tratados e Clássicos dos grandes Mestres do passado, cujos ensinamentos, expressos de forma metafórica e poética, continuam sendo as derradeiras pérolas de sabedoria.

Mestre Chan Kowk Wai nos presenteou, neste livro, com a ilustração fotográfica das posturas da sequência de movimentos do Tai Chi Chuan - Estilo Yang Tradicional, legado de um dos estilos antigos ensinados pela família Yang, no início do século passado.