Série de filmes: Ip Man

O filme Ip Man é baseado na história do homem que disseminou o estilo de Kung Fu Wing Chun - inventado pela monja N’G Mui (Wu Mei) - e praticado pelo notável Bruce Lee.
Esse filme já possui as versões 1, 2 e 3(Nasce uma Lenda), sendo esse último sobre a história de sua juventude e como se tonou um mestre de Kung Fu. Ademais, apenas os dois primeiros são protagonizados por Donnie Yen. Há ainda um que trata também de uma parte da história de Ip Man que se chama O Grande Mestre.

História do primeiro filme

Por volta de 1930 a província de Fo Shan vem obtendo espaço entre as escolas de artes marciais com diversos estilos. Fo Shan é conhecida por ser onde Fong Sai Yuk aprendeu a sua arte.

Ip Man (Donnie Yen) era um excelente artista marcial, mas guardava suas técnicas para si mesmo e tinha uma vida simples com seus amigos. Até o dia em que venceu o reconhecido mestre Jin (Fan Siu Wong) e se tornou um herói da província de Fo Shan.

Ao final da década de 30, com a invasão da China pelo Japão, Ip Man teve sua propriedade confiscada e tanto ele quanto sua família passaram a viver uma vida miserável.

Um dia o general Miura (Hiroyuki Ikeuchi), fanático praticante de karatê, testemunhou a excelente performance de Ip Man na famosa luta contra os 10 lutadores faixa-preta de karatê. Miura se tornou obsessivo pelo estilo de Wing Chun e queria que fosse ensinado ao exército japonês, mas Ip Man recusou e, ainda, desafiou o general para um duelo. A batalha pelo orgulho nacional chinês está por começar. O filme tem cenas de lutas com pouco uso de efeitos especiais e muito bem montadas, que fazem o telespectador ficar entusiasmado a treinar Kung Fu. Já o ator Donnie Yen, demonstra toda sua habilidade ao interpretar Ip Man - mestre de Bruce Lee - e seu estilo de luta Wing Chun, que visa o ataque eficiente, rápido e contínuo.

Saiba mais sobre Ip Man aqui em nosso blog.
Saiba mais sobre o estilo de Kung Fu de Ip Man em nosso blog.




Comentários