Estilo Fut Gar de Kung Fu

Fut Gar de Kung Fu
O estilo Fut Gar de Kung Fu é difícil determinar um origem, pois assim como os demais estilos de cantão as lendas e fatos se misturam. Na sua versão lendária, um monge tibetano chamado A Dat To (阿達陀), que praticava artes marciais, presencia a luta entre um macaco e um grou (uma espécie de garça). Apesar de ser menor, o grou consegue esquivar dos ataques do macaco e o mata com seu bico. Inspirado por isso, ele desenvolve uma arte marcial chamada Rugido do Leão (獅子吼 – Si Ji Hau), uma referência à história budista de que quando o Buda histórico nasceu, deu 7 passos, apontou para o céu e a terra e rugiu como um leão.

Mais tarde essa arte marcial foi levada até a China, passando pelo norte, onde teria adquirido características nortistas como golpes longos, chutes altos e bases baixas, e é classificado como um estilo de “pontes longas e cavalo grande” (長橋大馬). Um dos herdeiros do estilo se chamava Sing Long (聖龍), trouxe a arte para o Cantão, se estabelecendo num templo chamado “Ching Yun Ji” (庆云寺). Lá teve vários discípulos, e seus conhecimentos chegaram a alguns dos lendários “10 tigres de Cantão”, como Wong Yan Lam (王隱林) – cujo estilo os descendentes dariam vários nomes como Lama Pai (喇嘛派 - estilo Lama), Garça Branca Tibetana (西藏白鶴派) ou Hap Gar (俠家 – Família Hap) – e Leung Kwan (梁坤), que ensinaria para o famoso mestre de Hung Gar Wong Feihung (黃飛鴻), a partir daí a linhagem de Hung Gar de Wong, a mais famosa do mundo, seria de “pontes longas e cavalos grandes”.

Algumas vezes os leigos que treinavam kung fu com os ex-combatentes em templos chamavam seus estilos de Fut Gar (佛家 – Família de Buda), uma alusão à origem “budista” dos seus ensinamentos. Por isso existem estilos chamados de Fut Gar que não descendem do templo Ching Yun. É impossível determinar se o estilo de A Dat To realmente influenciou o Choy Li Fut ou se era apenas uma lenda, e essa arte marcial foi criada dentro do templo Ching Yun. Apenas as linhagens descendentes de Wong Yan Lam o citam. Mas é inegável que possui muitas características em comum com o Choy Li Fut.


Texto de Murilo Caruy Póvoa

Comentários