17 de novembro de 2014

Mestre Chan Heung

Chan Heung de Choy Lei Fut
Chan Heung (陳享) nasceu em 23 de agosto de 1806, no vilarejo de Jing Mui (京梅), no Cantão. Começou a treinar artes marciais com seu tio, Chan Yuen Wu (陳遠護), que estudou Fut Gar no templo Ching Yun com o monge Duk Jeung (独杖禅师).
Quando tinha 15 anos, Chan Heung foi levado para aprender com Li Yau Sam (李友山), colega mais velho de Chan Yuen Wu além de herdeiro do estilo Li Gar. Depois de 4 anos treinando, Li Yau Sam ficou impressionado com a habilidade de Chan Heung, então sugeriu que procurasse um monge chamado Choy Fook (蔡褔) para aprender o Choy Gar e medicina. Choy Fook teria sido aluno de Choy Gau Yi (fundador do Choy Gar) e também de outros mestres. Ele teria sobrevivido à destruição do templo “Shaolin” (provavelmente uma base de operações da Hung Mun), mas ficou com cicatrizes na cabeça devido ao fogo, e tinha o apelido “monge da cabeça machucada” (爛頭和尙). Li Yau Sam lhe escreveu uma carta de recomendação e disse para procura-lo nas montanhas Lau Fu (羅浮山), onde ele vivia em reclusão.

Chan Heung conseguiu encontra-lo graças às suas queimaduras na cabeça, mas Choy Fook se recusava a ensinar artes marciais. Depois de muito insistir, ele o aceitou como discípulo, mas apenas em budismo. Numa manhã Chan Heung estava praticando artes marciais, quando Choy Fook apontou para uma rocha pesada e o pediu para chuta-la. Chan Heung usando toda sua força moveu a rocha 3,7 metros para frente. Ao invés de cumprimenta-lo, Choy Fook colocou seu pé embaixo da rocha e a atirou para cima sem dificuldade (outras fontes falam que ele partiu a rocha com um chute). Chan Heung então o implorou para ensina-lo artes marciais, e desta vez ele aceitou, e treinaram juntos por 9 anos em kung fu, budismo e medicina.
Jornal sobre Chan Heung

Quando concluiu seu treinamento, Choy Fook lhe entregou um conselho na forma de poema sobre como deveria seguir adiante. Eis o poema:
龍虎風雲會 Tigre e Dragão como vento e nuvem se encontram
徒兒好自爲 Aluno, cuide bem de si mesmo
重光少林術 Reviva as arte de Shaolin
世代毋相遺 Não deixe as futuras gerações perdê-las
Em 1834 ele retorna para Jing Mui, revê e refina todos os conhecimentos adquiridos pelos seus 3 mestres. Em 1836 ele cria um novo estilo e dá o nome de Choy Li Fut (蔡李佛), uma homenagem a seus 3 mestres (Choy Fook, Li Yau Sam e à buda), ou porque seu estilo seria uma compilação de 3 outros estilos (Choy Gar, Li Gar e Fut Gar).



Texto de Murilo Caruy Póvoa.