Tian Di Ren



O Tian Di Ren (天地人) pode ser interpretado de duas maneiras distintas.
Tian Di Ren

Os Três Estágios do Aprendizado

Um conceito, para as artes marciais, que descreve os estágios para a maestria. Sabe-se que, quando aprendemos ou treinamos algo, nós passamos pelos estágios de Di Ren Tian.
  • di (terra) - Nível básico. Experimentar movimentos em níveis fundamentais. Quando repetimos movimentos e nos disciplinamos para que nosso corpo absorva as formas criadas pelos ancestrais.
  • ren (humanidade) - Pronto para aprender. Esse estágio é tido, em muitas artes marciais, como o nível de faixa preta. Quando já treinamos e nos disciplinamos nas formas e conceitos com muito esforço e dedicação, podemos fazer inovações.
  • tian (céu) - Sem pensamentos concientes e movimentos fluidos como os elementos, seguindo como nossa mente e coração desejam. Esse estágio leva anos de treinamento e aprendizado com outros mestres e professores.
Em japonês esse conceito chama-se Shuhari (守破離).

Os Três Talentos (三才)

O conceito é de que o céu (天 tian) deu o intelecto para discernir sobre suas ações, a terra (地 di ) nutre o corpo da pessoa (人 ren) a quem cabe a decisão de agir. A ação é a origem de tudo que não veio com a natureza, ou seja, é a base e o produto da civilização.

Quando se coloca três incensos no altar de uma academia de artes marciais ou em uma cerimônia religiosa, há uma referência a esses três talentos.

Comentários