Michelle Yeoh

Michelle Yeoh

Datin Michelle Yeoh Choo-Kheng (Ipoh, 6 de agosto de 1962) - acreditem se quiser - é uma atriz e bailarina malaia, mais conhecida por suas participação em filmes chineses de artes marciais e como bond girl no filme "007 O Amanhã Nunca Morre".

Michelle nasceu na Malásia de um família de etnia chinesa e desde cedo se mostrou uma jovem bastante esportiva e com talento para a dança, que começou a praticar com 4 anos de idade nas aulas de balé. Aos 15 anos ela se mudou com a família para a Inglaterra, onde foi matrculada na London Royal Academy of Dance. Uma contusão na espinha a impediu de seguir seu sonho de ser uma bailarina clássica e ela passou a ensinar coreografia e outras artes ligadas à dança.

Em 1983 Michelle voltou com a família para a Malásia, onde participou de concursos de beleza e foi eleita Miss Malásia, participando também do concurso de Miss Mundo em Londres. Continuando na carreira artística ela fez um comercial de TV com o astro do cinema chinês Jackie Chan, que chamou a atenção e lhe valeu um convite de produtores cinematográficos de Hong Kong para atuar em filmes e comerciais.

Apesar de não ser uma especialista em artes marciais, Michelle se tornou famosa no Sudeste Asiático por participar de filmes de grande popularidade sobre o tema, no qual, para compensar sua falta de conhecimento em lutas, usava sua experiência como bailarina e geralmente dispensava dublês para as cenas de ação mais perigosas.

Sua fama nestes filmes acabou lhe rendendo um convite de Hollywood e em 1997 ela estrelava o filme 007 O Amanhã Nunca Morre , ao lado de Pierce Brosnan, onde interpretava o papel de uma agente secreta chinesa perita em artes marciais.

Com o sucesso do filme de James Bond e de outro filme com sua participação, O Tigre e o Dragão , filmado em Taiwan com atores chineses como Chow Yun Fat e Ziyi Zhang. Filme com sucesso de bilheterias nos Estados Unidos e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2000, Michelle virou uma celebridade mundial.

Ela fez poucos filmes depois destes sucessos e o mais conhecido e premiado deles nos último anos é Memórias de uma Gueixa, em que divide as atenções principais com a chinesa Ziyi Zhang. Também participou do Filme a Múmia, A Tumba do Imperador Dragão (The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor) no papel de Zijuan, contracenando com Jet Li.

Em 2001 recebeu do Sultão de Perak, seu estado natal, o título de Datin. O título é uma comenda honorária da Malásia que corresponde ao de Dame na nobreza britânica.

Michelle Yeoh é atualmente a namorada do ex-diretor técnico e chefe de equipe de Fórmula 1 da Ferrari Jean Todt.



FONTE: Wikipedia

Comentários

  1. Ela é magnifica e nem é perita em artes marciais, disso eu não sabia, um das minhas atrizes prediletas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário