Estilo Choy Lei Fat (Tigre)

Estilo do Tigre
O estilo Choy Lei Fat (ou Choy Lei Fut) foi criado por volta do século XIX, por Chan Heung (Chen Xiang), nascido em 1806 na aldeia de King Mui, província de Sun Wui, Cantão, ao sul da China.

Chan Heung inicou o seu aprendizado treinando por dez anos com o seu tio Chan Yuen Wu, que fora aluno dos monges do mosteiro Shao Lin de Fukien (Fujian). Por intermédio de seu tio, aos dezessete anos de idade passou a treinar com o mestre Lei Yau San, que também fora aluno do mosteiro de Fukien e herdeiro dos conhecimentos do monge Lei Shi Kai, representante do estilo Lei Gar e um dos sobreviventes da destruição do mosteiro de Shaolin em 1736.

Chan Heung
Chan Heung
Cinco anos mais tarde, Chan Heung foi apresentado a Choy Fok, monge que também sobreviveu à destruição do mosteiro Shao Lin de Fukien. Nesse período Chan Heung aprendeu com Choy Fok conhecimentos de budismo, meditação, medicina tradicional, chi kung (qigong) e por fim as técnicas marciais de Fukien. Numa demonstração de força, a pedido de Choy Fok, Chan Heung deslocou e partiu em duas partes uma pedra com mais de cem quilos com aoenas um chute.

Devolta à aldeia King Mui, Chan Heung formulou a partir de todo seu aprendizado um novo estilo, cujo nome se originou da união dos sobrenomes dos seus mestres, Choy (Choy Fok) e Lei (Lei Yau San) e a palavra Fat (Buda) que foi utilizada em homenagem aos monges responsáveis pelo desenvolvimento de muitos estilos de arte marcial chinesa. Em sua cidade natal, Chan Heung abriu uma escola do seu estilo e uma clínica médica para cuidar dos doentes menos favorecidos.

O estilo Choy Lei Fat se subdividiu em dois ramos:
- Hung Sing (Xiong Sheng), ramo original difundido e praticado em todo o mundo até hoje;
- Bak Sing (Bei Sheng), modificado por Chan On Par (Chen An Bai) e que ganhou notoriedade na década de 20 através de Tam Sam (Dan San).

Composto por movimentos combinados de chutes e socos, rápidos, fortes e curtos, e alguns até simultâneos, a característica singular do Choy Lei Fat são as bases baixas e técnicas de ataques e defesas de muita eficência e objetividade. O estilo Hung Sing possui dez formas de mãos-livres e o Bak Sing três formas de mãos-livres. As armas do estilo são : bastão, bastão-pescador, facão, facas-borboleta, tridente, san tchi kwan, leque, gan e banco.


Você pode praticar esse estilo em nossa academia:

Comentários