Arma: Espadas Garras de Tigre (Shuang Gou)

Também conhecidas com Dupla Espadas de Gancho, as Espadas Orelhas/Garras de Tigre são praticadas principalmente pelo estilo Shao Lin do Norte.


As espadas Gancho são armas exóticas das artes marciais chinesas e geralmente associadas aos estilos do norte. Contudo seu uso tem sido aprendido pelos estilos do sul nos últimos tempos.

Algumas vezes mencionada em tempos antigos, mas não tem evidências de sua existência antes do final da dinastia Qing, fazendo com que as espadas Gancho sejam pertences ao armamento moderno. Essas espadas não são listadas no armamento bélico oficial chinês e, ainda, foram raramente utilizadas considerando a falta de modelos afiados existentes e o nível de treinamento exigido para utilizá-las. Contudo, hoje em dia são muito utilizadas pelos monges Shaolin.

As espadas Gancho são ensinadas em escolas de Shaolin do Norte, Louva-a-deus e por algumas de estilos do sul da China como Choy Lay Fut. Esses katis tendem a ser chamativos e enfatizam a longa e flexível envergadura quando enganchadas uma na outra.

Curiosidade: Utilizada pelo Kabal no jogo Mortal Kombat.

Há cinco componentes que são úteis em batalha quando se usa essas armas:
  • As costada da lâmina afiadas e utilizadas como espadas mesmo;
  • O gancho utilizado para talhar;
  • O cabo, cuja ponta pode ser utilizada como um punhal;
  • O guarda-mão em forma de lua crescente utilizado para bloquear e atacar;
  • E o gancho conectado ao outro para aumentar muito o alcance.


Informações técnicas aproximadas:
Comprimento: 90 a 96 cm
Peso: cerca de 500g a 550g cada uma



Comentários