11 pré-requisitos para um lutador Shaolin

  1. Ser gracioso como um gato. Esta regra diz que em uma luta o indivíduo deve possuir movimentos leves, calmos e graciosos assim como um gato.
  2. Ser agressivo como um tigre. O tigre é o símbolo da coragem e da agressividade. O significado deste ditado é que ao enfrentar o seu inimigo, o indivíduo deve superar a coragem deste. Avançar com força, recuar sem hesitar, estimar a situação atual e então mover-se rapidamente acertando de maneira forte e precisa o inimigo.
  3. Caminhar como um dragão. O dragão na China é o símbolo de força e poder, então o caminhar do indivíduo deve ser forte, poderoso e resoluto. Se o caminhar não for determinado, algo de errado acontecerá com os punhos. Um caminhar sem confiança significa punhos sem direcionamento. Os passos seguem o movimento do corpo. Quando um passo termina, o movimento do corpo também atinge seu fim.
  4. Agir como um relâmpago. O indivíduo deve ser rápido assim como um relâmpago e instantaneamente responder a qualquer tipo de mudança. Socar em uma luta deve ser semelhante à luz do relâmpago. Deve-se socar tão rápido de maneira que não se sinta o momento do impacto. 
  5. Gritar como um trovão. Em uma luta os acertos mais potentes devem ser seguidos de um grito de maneira a emitir uma energia muito maior.
  6. Mover-se como uma rajada de vento. O indivíduo deve mover-se como uma violenta rajada de vento. Se iniciou a luta com um ataque frontal, use sua força para a esquerda e para a direita de maneira a seguir os princípios: “O punho é visível, mas o ataque é invisível” e “Se você não vê sua mão atingir o inimigo, você nunca mais o verá”.
  7. Se manter como um prego. É preciso ficar em pé como um prego reto.
  8. Ser mais pesado do que uma montanha. É preciso manter as bases como uma montanha que não pode ser retirada do local. É preciso treinar na base do cavalo (mabu) e ficar em pé sobre as estacas. Esses dois exercícios são os mais importantes para treinar base forte e regular a respiração.
  9. Ser tão leve quanto pena de ganso. Deve mover-se com agilidade e leveza e instantaneamente responder às ações do inimigo como a pena de ganso faz com o menor sopro de vento.
  10. Ser suave como o algodão. Antes de uma total rigidez em um momento de ataque deve-se criar um vazio interno vivificante. 
  11. Ser duro como ferro. Com a ajuda de alguns métodos de condicionamento físico o corpo, os braços e as pernas do lutador devem se tornar tão duras quanto ferro e em contato com o inimigo ferí-lo como ferro.

Comentários