Filme: Mestre Invencível

Mestre invencível
Em 1978 estreava em Hong Kong “Drunken Master” (“O mestre invencível”), considerado até hoje um dos melhores filmes de kung fu e também responsável por catapultar a fama do ator Jackie Chan, consagrando seu estilo de unir artes marciais com comédia. Na história, Jackie Chan, como Wong FeiHung (黃飛鴻), aprende o estilo bêbado (醉拳 – Zui Quan) de um mestre chamado de “Mendingo So” (蘇乞兒 – So Hat Yi).

A história é fictícia, baseada em personagens reais. Wong FeiHung foi um famoso mestre e herói popular de Cantão. Apareceu em centenas de filmes de kung fu e sua linhagem do estilo Hung Gar é a mais praticada no mundo, mas ela não contém formas bêbadas. Já Mendingo So, cujo nome verdadeiro era So Chan (蘇燦) foi um dos 10 tigres de Cantão – um apelido para os 10 melhores lutadores da província de Cantão – junto com o pai de Wong FeiHung; entretanto não há evidências de que ele sabia ou tenha ensinado um estilo bêbado, sabe-se que ele vivia com demonstrações de kung fu na rua, e que era especialista em Hung Gar e bastão longo. Há um filme sobre a vida dele chamado “True Legend”, lançado em 2010, onde ele desenvolve o estilo bêbado, porém apresenta mais ficção que fatos. A relação entre os dois, e com o estilo bêbado provavelmente se deve há novelas populares da década de 1930.




No filme o nome completo do estilo praticado é “8 Imortais Bêbados” (醉八仙拳), provavelmente uma criação do coreógrafo, mas foi baseada numa forma real.

Veja esse artigo: Estilo Bêbado

Cena do filme Mestre Invencível
Cena do filme Mestre Invencível


Autor: Murilo Caruy Póvoa

Comentários