As Montanhas de Wudang

Templo de Wudang
As montanhas de Wudang é onde se encontram os mosteiros taoístas, que são centros de pesquisa, ensino e prática da meditação, de Tai Chi Chuan, medicina e cultivo de ervas tradicionais, além de agriculturas taoístas e outras artes relacionadas.

Antes se chamava TaiheShan 太和山 (Montanha da suprema Harmonia) e já atraía muitas pessoas que buscavam respostas para encontrar seus Tao (caminho), inclusive ZhenWu um príncipe de 15 anos, filho do imperador Huangdi, que ouviu falar da montanha e não mediu esforços para fugir do palácio e ir até lá.

Quando ele sumiu sua mãe mandou 500 soldados para resgatá-lo, que ao chegarem lá acabaram se tornando seus discípulos e não voltaram mais. ZhenWu encontrou as respostas que procurava e virou divino da montanha.

As Montanhas de Wudang, são um conjunto de 72 picos de 400km localizada na província de Hubei, na China. O pico mais alto se chama TianZhu (天柱峰) com 1612m de altura considerada a "coluna de sustentação do céu".

Montanha de Wudang


As Montanhas de Wudang são únicas e não tem outro lugar tão místico no mundo, razão pela qual os antigos sábios iam encontrar respostas. Dentre esses sábios podemos citar o mais famoso e conhecido filosofo Taoista LaoZi.

Quando LaoZi estava indo embora da China em um búfalo verde com um chifre e estava passando por um portal encontrou um general, YiXi, que perguntou quem ele era, respondendo a pergunta o general pediu que lhe deixasse algo escrito e então ele deixou o “TaoDeJing” e depois o General foi para Wudang meditar. Um divino muito famoso que também praticou em Wudang foi LüTongPin que é um dos Oito Divinos.

O primeiro local de cerimônia taoísta na montanha construído foi o Templo dos cinco dragões.

Posteriormente a montanha recebeu o nome de Fei Zhen Wu Bu Zu Dang Zhi ( 非真武不足当之), como o nome era muito grande foi abreviado para WuDang.

Portão de Yuan Wu em Wudang
Portão de Yuan Wu em Wudang


Wudang é especial porque é a única montanha que contem as três energias:

  • Energia divina
  • Energia do Tao
  • Energia do Imperador


Zhang Sanfeng
Zhang Sanfeng
De 1966 à 1976, durante a revolução cultural, os mosteiros foram esvaziados, danificados e em seguida, negligenciados. Contudo, ultimamente as montanhas Wudang tornaram-se cada vez mais populares com turistas de toda a China e do mundo todo devido à sua localização cênica e importância histórica. Os mosteiros e edifícios foram declarados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1994.

ZhenWu
ZhenWu
Os palácios e templos de Wudang foram construídos essencialmente como um complexo organizado durante a dinastia Ming (XIV - XVII), uma promessa do imperador da dinastia Ming para ZhenWu. Quando estava fugindo dos inimigos ele parou e rezou para o Divino ZhenWu que lhe ajudasse. E assim, surgiu ZhangSanfeng que o ajudou a combater os inimigos, então ele disse que quando dominasse o império ele construiria os templos com os mesmos materiais que os do império. No entanto, há edifícios taoístas mais antigos que datam do século VII, que representam alguns dos mais altos níveis de arte chinesa e arquitetura como os templos:

  • Palácio de Ouro
  • Templo Nanyan
  • Templo da nuvem roxa .

Os mosteiros de Wudang são usados como cenário em filmes de Kung Fu e meios de comunicação, especialmente no gênero conhecido como literatura popular de artes marciais e filmes baseados nesses assuntos. Por exemplo, a cena final do filme mundialmente famoso O Tigre e o Dragão, dirigido por Ang Lee, foi criada no mosteiro de Wudang.

Artes Marciais

Wudang é um estilo importante das artes marciais chinesas internas, pois não é apenas um estilo de arte marcial, é um sistema completo, tanto para auto-defesa quanto para a preservar a saúde.

As artes marciais de Wudang não podem ser separadas da cultura marcial Taoista, que tem suas raízes no solo fértil de milhares de anos de civilização chinesa em defesa dos impérios da China antiga. Dentro de cada método de ensino Wudang contém pergaminhos chineses antigos com teorias filosóficas, combinando os conceitos tradicionais dos principais estilos:


Wudang kungfu foi trazido das montanhas de Wudang para o Brasil através do Mestre Chen Zishan e tornou-se uma importante escola de artes marciais chinesas, que segue a linhagem de ZhangSanFeng.

Finalizando, vale muito a pena visitar quando você for à China. Principalmente se você for praticante de artes marciais.


Comentários