Miyamoto Musashi

Alguns vão se perguntar: por que falar nesse blog sobre uma pessoa que não praticou Kung Fu? Respondo: Estamos aqui para privilegiar grandes mestres de outras artes marciais também. Temos que cultivar o respeito e a admiração por pessoas desse nível de conhecimento e exemplos de dedicação.

Musashi, Vagabond
Vagabond

Miyamoto Musashi (1584-1645) - ou seu nome real Shinmen Takezō -, o melhor ronin de todos os tempos. Não havia ninguém melhor com a espada. Chegou a criar um estilo próprio, Niten Ichi Ryu, e escrever o livro Livro dos Cinco Anéis - concluído em 1645.

Musashi não chegou a ser Samurai, porque não teve nenhum mestre a quem servir. Quando um espadachim segue o bushido (caminho de aprendizado), tornando-se um Shugyosha (guerreiro andarilho) sem daimyo (lorde a ser protegido).

"Tudo está em você. Tudo existe. Não procure coisa alguma fora de si mesmo" (Miyamoto Musashi)

Recomendo muito ler o romance da história dele, escrito por Eiji Yoshikawa, e o mangá chamado Vagabond, criado por Takehiko Inoue em 1998, um sucesso mundial. Há também a trilogia Musashi de Toshiro Mifune e o mais novo filme Miyamoto Musashi (2014) dirigido por Ryosuke Kanezaki

Filme de 2014

Veja o documentário do History Channel:


Comentários