Ting Jing, a arte de escutar


(听勁 simplificado, 聽勁 tradicional)

O caracter ting é composto por um um ouvido, um olho e o coração(ou mente) e ainda uma mulher grávida. Jing/Jin é um arado e seu campo a ser cultivado.Jing também transliterado como jìn (勁) traduzido com força e poder no sentido marcial, Li (力) também traduzido com o força. Jing/jìn é uma força treinada, cultivada opostamente à força bruta. Ting jìn é a noção de ouvir na arte marcial - com o corpo e não com os ouvidos - o jìn do oponente. A projeção de um jìn é o fā jìn (發勁), onde fā é como mostrar, como emitir e desenvolver. Os tratados de Tai Chi também enfatizam o aprendizado de dong jìn (懂勁), o qual trata da habilidade de entender ou compreender o jìn.

Muitos autores ocidentais traduzem jìn como energia. Não confunda com a noção mais familiar como o qi (氣) esse é a energia, ou fluxo vital da respiração através do nosso corpo. Qi (氣) figurativamente significa a energia que nós extraímos do ar e da comida, como mostra o caracter que une os ideogramas de arroz e ar.



Outro jing (精) dito como ligeiramente diferente é a essência de nossos fluídos corporais. Esse é derivado tanto da comida quanto de nossos pais no ato da concepção. Esse jing (精) era considerado como fonte limitada por algumas seitas Taoístas e é consumida e perdida (por homens, não mulheres) durante as relações sexuais, daí a noção de celibato promovendo a longevidade, um objetivo importante dos novos Taoístas. 

Práticas de Qi Gong, exercícios de cultivo da energia, incluindo a busca do Tai Chi por transmutar Jing/essência (精) em qi/energia (氣), e então em shen/espírito (神), esse é o primeiro feito por concentrar e armazenar qi no abdômen, o dantian (丹田) a fonte de energia mais importante em nosso corpo.

Treinando Ting Jing


Uma ótima maneira de treinar Ting Jing é através de um exercício onde uma pessoa toca o braço da outra e uma delas fica de olhos fechados enquanto a outra tenta desferir ataques. O papel da pessoa de olhos fechados é sentir quando se defender. Ao passo que o indivíduo se desenvolve o toque dos braço não é mais necessário. Esse exercício deve completado com o Tui Shou (Chinês tradicional: 推手; pinyin: tuī shǒu; Wade-Giles: t'ui shou), uma técnica de sensibilidade que vou tratar em outro artigo.
 

Comentários